• Ana Carina Nunes

Uma Páscoa diferente...


Esta é para mim uma das festividades mais bonitas do ano, por todas as memórias felizes que me traz. É tempo de reunir a família à volta da mesa e partilhar as melhores receitas. Para mim a Páscoa é sinónimo de afectos e partilha, de boas memórias e momentos divertidos na cozinha. Não podem faltar as amêndoas e os folares, mais tradicionais ou com um twist moderno, doces ou salgados, o folar é quem mais brilha na mesa da Páscoa.

Acho interessante haver toda esta diversidade à volta do folar, seja ele doce ou salgado , que é diferente de região para região. Os folares da minha infância eram de erva doce e tinham um ovo cozido no meio. Lembro-me que era uma semana de grande azáfama. Começava com a selecção das melhores farinhas, os ovos que eram cozidos juntamente com cascas de cebola para ficarem com uma tonalidade mais escura, os aromas da erva doce e da laranja no ar. O forno era cheio de lenha que ardia até as paredes interiores ficarem brancas, sinal de que tinha atingido a temperatura ideal para receber os folares de várias formas, já levedados. Eu tinha o privilégio de provar os primeiros folares que saíam do forno, ainda quentes.

No domingo de Páscoa haviam sempre as tradicionais amêndoas e nunca faltavam os folares, alguns dos quais eram oferecidos numa visita pascal, às madrinhas e aos padrinhos. Havia sempre uma troca de presentes entre padrinhos e afilhados!

De norte a sul do país, apesar das diferentes tradições e costumes, a Páscoa continua a ser celebrada por todos os portugueses. Este ano, devido à situação em que o país se encontra e por continuarmos em isolamento nas nossas casas, será diferente para todos. Ainda assim deverá ser celebrada. Certamente que não vamos poder reunir toda a família em casa, à volta da mesa, como seria habitual. Mas existem outras formas de celebrar, com aqueles que nos são mais chegados. O importante é não deixar cair a tradição, ir para a cozinha e preparar algo festivo para esta quadra.

Cá em casa é tradição haver todos os anos um folar e amêndoas. E estas sugestões que vos trago hoje, apesar de não ser as mais tradicionais, prometem fazer as delicias de toda a família. E nem é preciso complicar, bastam alguns ingredientes simples, uma dose de criatividade e em menos de nada trazemos para a mesa a tradição da Páscoa.

Decidi pôr mãos à obra e assim consigo controlar os ingredientes e posso criar receitas mais saudáveis! Se gostam destas opções que são acessíveis e feitas com amor, aqui ficam 2 receitas, uma doce e outra salgada, para que tenham uma Páscoa mais saudável !

Bôla saudável de queijo e presunto

Ingredientes:

  • 100gr farinha arroz ou polvilho

  • 50 gr linhaça moída

  • 50gr farinha de centeio integral

  • 15 gr fermento seco

  • 500gr de queijo quark

  • 3 ovos médios

  • 1 chávenas de leite ou bebida vegetal

  • 1/2 chávena de chá de azeite

  • flor sal q.b

  • orégão q.b

  • cominhos q.b

  • 150 gr queijo fatiado ou em cubos

  • 150 gr presunto fatiado

Preparação - Bimby

  1. No copo, coloque os ovos, o azeite, o leite, uma pitada de sal e as ervas aromáticas a gosto , bata 2 min/ 37º C/ vel 3.

  2. Junte o queijo quark e envolva 2 seg/ vel 3

  3. Adicione a farinha e o fermento, amasse 1 min/ velocidade espiga.

  4. Coloque a metade de massa numa assadeira rectangular previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha (ou forrada com papel vegetal)

  5. Coloque o queijo e o presunto de forma uniforme para criar uma camada.

  6. Deite por cima a restante massa .

  7. Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, cerca de 40 minutos.

Preparação - método tradicional

  1. Numa tigela, bata os ovos com o azeite e o leite, acrescente uma pitada de sal e as ervas aromáticas a gosto, batendo até ficar homogéneo

  2. Junte o queijo quark e envolva.

  3. Adicione a farinha e o fermento pouco a pouco, e envolvendo bem todos os ingredientes até a massa ficar homogénea.

  4. Deixar a levedar cerca de 2h em local quente

  5. Coloque a metade de massa numa assadeira rectangular previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha (ou forrada com papel vegetal)

  6. Coloque o queijo e o presunto de forma uniforme para criar uma camada.

  7. Deite por cima a restante massa .

  8. Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, cerca de 40 minutos.

Amêndoas caramelizadas

Ingredientes:

  • 200 grs de amêndoas

  • 2 colheres de sopa de geleia de arroz ou outro adoçante liquido (maple syrup, agave ou mel)

  • 50 grs de chocolate em pó 70% cacau

  • 1 colher de café de canela em pó (opcional)

Preparação:

  1. Pré-aquecer o forno a 180º.

  2. Numa frigideira saltear as amêndoas em lume médio para que tostem ligeiramente

  3. Juntar a geleia de arroz e chocolate em pó e a canela.

  4. Envolver bem com as amêndoas. Desligar o lume.

  1. Transferir as amêndoas para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e assar por 10 a 15 minutos (o tempo irá depender do tipo de forno.

  2. Quando estiverem douradas, retirar as amêndoas do forno e deixar arrefecer completamente.

  3. Agora é só colocar no congelador, durante 5/10min. Retirem o tabuleiro, separem as amêndoas – podem também fazer deixar numa espécie de tablete, Guardar num frasco fechado hermeticamente. ou em saquinho (ideal para oferecer) NOTA: Devem conservar num local fresco ou no frigorífico caso a temperatura acima dos 15ºC

A todos, uma Páscoa feliz e vivam saudavel-mente!

#páscoa #quarentena #amêndoas #cacau #bolasalgada

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey