• Ana Carina Nunes

Como afastar pensamentos negativos?


Estamos neste mundo para sermos felizes e tudo está a nosso favor e eu verdadeiramente acredito nisso! Parece cliché, mas efectivamente nós não estamos habituados a pensar assim: “a forma como decidimos olhar o mundo é a mesma forma que o mundo se apresenta aos nossos olhos.” Acontece muitas vezes fechamos os nossos olhos para as coisas boas que recebemos e basta acontecer algo menos bom, para ligarmos o nosso alerta e entrarmos no processo de auto-piedade e lamentação.

Percebi este mecanismo há algum tempo, e tomei a decisão de ao invés de me lamentar, prestar atenção em tudo que acontecia de bom durante o dia.

Mas será que é tão simples assim? Somos seres humanos e temos tendência para ter um "crítico interno" severo. Estamos frequentemente reclamando, julgando, preocupados, ansiosos e stressados. Mas esses padrões de pensamento negativos (inúteis) podem ter impacto forte e, às vezes, devastador em nossos relacionamentos, saúde, trabalho entre outras.

Mas muitas são frases/palavras, pensamentos e sentimentos limitadores que nos provocam bloqueios e não nos deixam avançar, que nos condicionam e impedem de ter mais energia e positivismo para realizar os nossos sonhos e objetivos.

Algumas delas são:

  • “Não tenho tempo para nada” - Esta é a frase mais comum, utilizada vezes sem conta, confesso que também eu já a utilizei e garanto que, depois de começar a planear bem as minhas tarefas, percebi que há tempo para tudo. O que precisamos para combater a falta de tempo? Organização e identificar prioridades, saber o que é importante ou não fazermos, identificar aquilo que estamos a procrastinar e a deixar para trás porque não gostamos muito de fazer e sobretudo parar e pensar em nós! Geralmente a falta de tempo é sempre para satisfazer as nossas necessidades e por isso, como não o fazemos, ficamos frustradas e com sentimentos de culpa e infelicidade.

  • “O que é que os outros vão pensar de mim?”- Esta confesso que é aquela que mais me causa aflição só de pensar. Vivermos presas aquilo que vão pensar sobre as nossas acções, atitudes, tomada de decisões e acabamos por condenar a nossa vida e deixarmos de viver. Só a nós nos diz respeito tudo o que queremos e fazemos na nossa vida, podemos ouvir opiniões daqueles que mais amamos, mas não nos podemos deixar afectar, deixar de fazer, ser, viver por causa dos outros, com medo dos seus julgamentos ou criticas negativas.

  • “Não consigo mudar, sou assim” - Quanto a esta só tenho mesmo a dizer que é uma grande não verdade. Se pensa isso é porque ainda tem um longo um trabalho a desenvolver consigo de auto-conhecimento e definição de objectivos pessoais e propósito de vida.

  • “Eu tentei, não consigo” - Então tente de novo e de novo e de novo, até conseguir. Desisti e arranjar desculpas não irão seguramente fazer com que existam mudanças !

  • “Agora não é o momento” - Não compreendo esta frase, se pensou em algo que deve fazer, porque é que não é o momento? Qual é então o momento certo? Que condições precisa de reunir? Será mais uma desculpa? Ou será também uma questão de definir prioridades?

  • “Está tudo contra mim” - Este mundo e o outro conspiraram contra si, qualquer passo que dê sente que tudo está contra si, que ninguém a apoia. Lembre-se que só precisas de uma aprovação na sua vida: a sua!

  • “Nunca vou conseguir nada do que quero” - Não vai mas só e apenas se não tentar, se desistir de si.

E podia estar aqui a ditar mais frases que ouço por ai, de pessoas que não conhecem o seu valor, que não conhecem aquilo de que são capazes, que não utilizam as ferramentas que têm disponíveis, que não procuram, que não vão à luta, que não sabem a força incrível que têm dentro delas e que podemos ser tudo o que queremos, se nos permitirmos.

Mas o síndrome de "não tenho tempo"... e este é o que me dá mais vontade de aprofundar. É comum acharmos que não temos tempo, mas quase todos conhecemos alguém que de 24horas faz tudo e mais alguma coisa do seu dia.

Adifinal que situações influenciam o nosso tempo ou a falta dele?

  • Falta de coragem - Falta de coragem de dar aquele passo, de se inscrever no ginásio, de se inscrever naquela terapia, de adiar uma viagem porque tem medo, de não tirar tempo para si porque se sente culpada e não tem coragem de deixar de responder às necessidade dos outros, porque tem medo da mudança e não tem coragem de mudar...prefere mesmo que tudo continue assim, mesmo não te sentindo bem?

  • Falta de organização- Não ter uma rotina bem estruturada de forma a conseguir ter tempo para tudo aquilo que queres fazer do teu dia/semana. Arrnaje uma agenda bonita ou use algumas app que o ajudam a fazer essa tarefa e cvvai ver que lhe parece bem mais fácil.

  • Procrastinação- É mas fácil chegar a casa e fazer tudo menos aquelas tarefas que precisamos mesmo de fazer, algumas dessas tarefas até podem ter a ver com o nosso bem-estar, com o cultivo do nosso amor-próprio.. mas a roupa para passar é mais importante, limpar as janelas também, ver aquele programa na tv também.

Depois de ler isto continua a achar que não tem tempo ? É porque realmente sofre desse síndrome e nunca lutou contra ele, nunca tentou curar-se e quanto mais tempo passa mais este síndrome estará em si.. Enquanto arranja desculpas, os outros arranjam soluções e fica onde está, sem se mover, sem se transformar, a esquecer-se de si, de quem é, onde está e para onde quer ir. Sim eu sei, já aí estive, mas peço-lhe que faça o seguinte exercício. Imagine daqui a 5 anos com este mesmo síndrome, a adiar todos os planos, a adiar sonhos, a adiar coisas que quer viver, fazer e ser...COMO SE SENTE? Mal... acredito, então quer combater esse síndrome de vez? Comece a arranjar SOLUÇÕES em vez de desculpas! Comece a viver e conhecer-se melhor e aprender a lidar com a falta de tempo, com a procrastinação e a ter motivação de vez! Se acreditar em si, onde estaria? Eu acredito que estaria num sitio bem diferente!

Tente afastar todos estes pensamentos negativos e viva saudavel-mente!

#pensamentosnegativos

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey