• Ana Carina Nunes (adaptada da Receita Paleo XXI)

Tarte de Amêndoa Paleo (sem glúten, sem açúcar, nem manteiga)


Já há algum tempo que andava a "magicar" como fazer esta tarte sem ser a versão normal cheia de manteiga e açúcar... É que uma fatia de tarte de amêndoa consegue estragar um mês de dieta! Tentei inovar e fazer algo mais saudável… mas que fosse igualmente simples e fácil de fazer!

A cobertura é resultado de já muitas vezes ter utilizado as tâmaras em bolos e sobremesas para substituir açúcar e a mistura de açúcar com manteiga com bons resultados, e esta seria a "prova dos nove": fazer uma espécie de caramelo de tâmaras. Se sabe ao mesmo? Não! Não pode saber ao mesmo se vamos utilizar ingredientes tão diferentes, mas está muito perto da original e à segunda garfada já não nos lembrávamos que estávamos a comer uma "outra" tarte de amêndoa. A base, além de ser muito simples de fazer, é também fofa e húmida, pelo que não podia combinar melhor com a outra camada.

O resultado final é maravilhoso! A tarte fica crocante e tostada tal como a “original” sendo uma sobremesa mais saudável. Esta receita ficou mais do que aprovada por toda a gente que a experimentou :)

INGREDIENTES:

Massa: 150 grs farinha de amêndoa (ou de aveia ou arroz) 2 colheres de sopa de mel 2 ovos 1 iogurte natural ( +/- 125gr ) Cobertura:

200g de tâmaras ( se não tiver ou quiserem podem fazer esta "massa! com 90 grs óleo de côco + 2 colheres de sopa de mel)

150 g de amêndoa laminada (podem por menos se não gostarem de ter muita amêndoa)

2/3 colheres de sopa de bebida vegetal de amêndoa

PREPARAÇÃO

Massa

- Ligar o forno a 180º. - Forrar uma forma de tarte com papel vegetal, untar com óleo de côco. - Derrete-se o óleo, sem ferver. - Separar as gemas das claras e bater as ultimas em castelo. - Numa tigela misturar as gemas com o mel. - Depois de bem misturado juntar o iogurte e mexer. - Juntar as claras em castelo e por fim a farinha, envolver bem. - Deitar o preparado na forma de tarde e levar ao forno durante 20 minutos ( fazer o teste do palito).

Cobertura

Enquanto a massa coze, preparamos a cobertura!

- Tirar o caroço ás tâmaras e por num copo alto com 1 copo de água quente (mais ou menos 200ml).

- Triturar bem até estar um creme.

- Verter para um tachinho e por ao lume.

- Juntar o leite e misturar

- Por fim juntar a amêndoa, mexer em lume brando, até começar a borbulhar.

- Quando começar a ficar dourado, retirar! NOTA: Não é preciso estar muito tempo ao lume. Ao contrário da receita tradicional, aqui não é preciso chegar a "ponto de creme" porque já está, é apenas para "cozer" ligeiramente a amêndoa.

Retirei a base do forno e aumentei a temperatura para 220ºC.

Cobri a base com a mistura de amêndoa e levei ao forno a dourar.

Deixei arrefecer antes de desenformar.

Et voilá! Aqui têm uma tarte para uma ocasião especial!

Bom apetite e viva saudavel-mente!

#tarte #amêndoa #paleo #saudavel #semguten #semaçucar

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey