• Ana Carina Nunes

Como alcançar os seus objectivos? A importância do planeamento


Talvez uma das perguntas mais difíceis que temos que responder ao longo da vida é: o que devo fazer para atingir meus objectivos? Independente de quais sejam eles, de curto ou longo prazo, como investir em um negócio próprio, uma festa de casamento, uma viagem inesquecível, em formação /estudos, na casa dos sonhos ou até alcançar a independência financeira, certo?

Mas muitas vezes as nossas atitudes acabam por afectar os resultados na nossa vida. Normalmente sonhamos com alguma coisa que queremos muito, que desejamos verdadeiramente. E isso não está errado, jamais devemos parar de sonhar, mas não podemos somente fazê-lo, temos também que agir para concretizá-los. Uma das principais acções fundamentais é PLANEAR!

No dicionário, planeamento quer dizer: “determinação dos objectivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los”. E este empreendimento pode ser justamente a nossa vida.

O processo de planeamento envolve pensar, planear e monitorizar nossas acções, buscando sempre a melhor estratégia para atingir os objectivos. O ato de planear, escrever o que se quer e o que deve ser feito, contribui para que um sonho deixe de ser um sonho e passe a ser um objectivo concreto. O comprometimento e a disciplina em alcançá-lo criam uma força motriz incrível. Não à toa, pesquisas indicam que quem planeia tem quatro vezes mais património do que aqueles que “deixam a vida levar”.

Ainda assim, muitas vezes não percebemos a real importância do planeamento. Não mensuramos adequadamente como atitudes equivocadas, ou até mesmo a inação, impactam a nossa vida. Exemplos não faltam, desde o fato de não poupar o suficiente, até não pesquisar investimentos que facilitem o caminho, são os mais comuns.

Para isso é necessário, antes de tudo, estabelecer quais objectivos desejamos alcançar, para que assim possamos definir as metas a serem atingidas e que vão nos deixar mais próximos da concretização de nossos sonhos. Entretanto, é preciso ter em mente o conceito e a diferença entre: o que é objectivo e meta. Objectivo compreende aquilo que deseja alcançar. Por exemplo: uma promoção, realizar viagem , mudar de emprego. Meta, por sua vez, tanto é o tempo estipulado como os meios que serão utilizados para atingir este objectivo. Exemplo: um mês ou um ano, economizando “X” por cento da sua renda, aperfeiçoando determinada habilidade. O trabalho duro é uma maneira de como alcançar objectivos. Não há nenhuma pessoa famosa ou indivíduo único na história que alcançou seus objectivos na vida sem trabalhar em cima deles com afinco e muito suor. Seja trabalhando mais do que ninguém, estudando mais do que ninguém, ou até mesmo sofrendo mais do que todo mundo, é preciso compreender a importância de trabalhar em direcção ao seu objectivo final, sem isso, não conseguirá ter objectivos na vida que sejam alcançáveis .

Crie uma visão futura entusiasta

Defina o que deseja. Pense onde quer estar no futuro, crie uma imagem disso. Repare nos pormenores, nas cores, na forma, imagine com o máximo de detalhes, como se de um filme se tratasse.

Veja-se no futuro a desempenhar o papel escolhido. Esta imagem do futuro acontece onde, em que circunstâncias, que sensações lhe transmite? Coloque-se na situação e viva-a mentalmente por alguns minutos vendo-se a atingir o seu objectivo. É como se o futuro estivesse mesmo ali, perto, brilhante e colorido. Observe e ouça todos os detalhes como se estivesse envolvido de uma forma prazerosa.

Forme o seu objectivo de maneira funcional. À medida que se visualiza a desempenhar o papel escolhido de uma forma extraordinária, use a seguinte lista de seis condições imperativas para formar de maneira funcional o seu objectivo:

  • O objectivo que vê é positivo. É acerca do que quer e não do que evitar.

  • Quer alcançar esse objectivo. É um “quero” e não um “tenho”

  • É único visto que só voce é que o pode realizar, e não outra pessoa qualquer.

  • É atingível visto que consegue realizá-lo, não é impossível.

  • O objectivo é específico, não é geral.

  • O objectivo é ecológico: Você consegue antecipar o efeito do objectivo e certificar-se que é positivo para os outros afectados pela sua realização.

Crie uma imagem entusiasta. Agora use um conjunto de efeitos especiais visuais na sua visualização, como se visse a si mesmo a alcançar o objectivo no futuro. Centre-se no seu corpo e nas suas emoções e verifique que sentimentos está a experienciar. Você pode visualizar vários cenários para ver diferentes coisas a acontecerem em diferentes situações que estejam relacionadas com o objectivo.

À medida que a imagem do objectivo vai ficando mais real na sua mente é natural que sinta isso no seu corpo através da emoções. Leve o tempo que necessitar e goze a visualização da realização do seu objectivo. Perceba que é você que está a criar, dirigir e a tornar-se no seu objectivo.

Observe a plataforma. Preste atenção naquilo que alcançou e quão atrativo é construí-lo. Perceba que existe uma plataforma que liga o momento presente a esse futuro particular. É como que uma plataforma através do tempo. Em psicologia podemos chamar de perspectiva temporal de futuro. Uma visão ligada por um conjunto de percepções e sensações que o orientam na caminhada do seu objectivo. É necessário conseguir ver para onde caminha, e se o futuro não existe na realidade é necessário orientarmos-nos de forma imaginada.

Não deixe de criar a sua visão futura por lhe parecer um exercício fora da realidade. Na verdade é isso mesmo que se pretende, que crie imagens mentais daquilo que quer atingir ou que lhe aconteça no futuro. Por certo não é o fato de imaginar o seu futuro que ele se materializa, no entanto aquilo que mais fez avançar a humanidade foi a capacidade de o Homem conseguir pensar o mundo que o rodeia na sua mente, antecipando resultados, acontecimentos e situações. Toda e qualquer realização nasce de uma ideia que foi pensada, imaginada e projetada no futuro. Depois para que ela se materialize é necessário passar à acção.

Ferramenta para alcançar objectivos e cumprir metas

Agora que já sabe a diferença entre metas e objectivos, bem como o que é preciso fazer para conquistá-los, vou apresentar-lhe uma ferramenta mega poderosa, que vai ajudar, efectivamente a por em prática este processo. Chamo-lhe a 5W2H.

Trata-se basicamente de uma ferramenta de gestão de projectos, em que se mapeia o passo a passo que deve ser dado, para que seja possível tirar um objetivo do papel. Através de 7 perguntas/directrizes consegue definir bem, não as metas a serem alcançadas, mas também os custos, os responsáveis por cada etapa, entre diversos outros pontos.

A sigla 5W2H diz respeito à inicial em inglês das 7 perguntas/directrizes que devem ser respondidas/definidas pelo responsável pelo plano de acção.

São elas:

5 W:
  • What – o que será feito?

  • Why – por que será feito?

  • Where – onde será feito?

  • When – quando?

  • Who – por quem será feito?

2H
  • How – como será feito?

  • How much – quanto vai custar?

A partir do momento que se propõe a responder e definir cada uma destas diretrizes, irá conseguir determinar com assertividade as metas que precisa cumprir, para alcançar os objectivos que pretende com muito mais facilidade. Seja qual for seu objectivo e meta planeie, procure colocar em prática as suas acções e jamais desista de alcançar seus resultados. Com certeza, com foco e dedicação, estes serão extraordinários.

No entanto, devemos ter noção que durante o caminho para alcançar estas metas, podemos cometer alguns erros, porém, costumo dizer que o “segredo” para se ter tranquilidade e atingir os objectivos é planear e evitar grandes erros. Não há como evitar pequenos erros, mas a atitude de iniciar a trajectória transforma nossas vidas, proporcionando mais organização, confiança e controle. Assumir o comando de nossas vidas depende exclusivamente de nós, e sempre podemos contar com a ajuda de um coach!

Afastar-nos ou aproximar-nos dos nossos objectivos é algo que acontece com todos nós. No entanto, nem todas as decisões e estratégias que usamos estão corretas ou nos ajudam a chegar onde desejamos. Agora pense: o que faz para conquistar suas metas e objectivos? Quais dicas pode compartilhar com os outros leitores deste blog? Partilhe as suas experiências e participe!

E viva saudavel-mente :)

#planear #objectivos #metas

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey