• Ana Carina Nunes

Chá de gengibre, limão, mel e canela – um amigo para o inverno


Os dias estão frios e nada como descobrir truques que nos aqueçam o corpo e a alma. Então se, a somar a tudo isto, fortalecerem as nossas defesas e nos deixarem mais saudáveis, maravilhoso! Hoje trago-lhe uma infusão com ingredientes realmente extraordinários: gengibre, limão, mel e canela.

É verdade, para além de nos aquecer nestes dias frios, este chá é óptimo para a nossa saúde porque nos ajuda a prevenir as gripes e constipações tão frequentes nesta altura do ano. Pela sua ação termogénica aumenta a temperatura corporal, o que obriga o organismo a gastar mais energia para manter a temperatura interna ideal. Um aumento que estimula o consumo energético associado ao processo digestivo e ajuda a queimar mais gordura corporal. Ao usar o gengibre como tempero, pode reduzir drasticamente o consumo de sal, desta forma, evita a retenção de líquidos, a sensação de inchaço e, pela sua ação anti-inflamatória, ajuda a eliminar a celulite e a conseguir uma pele lisa e sem marcas.Porque estimula a ação das enzimas do fígado, ajuda a queimar mais toxinas e a sensação de saciedade é mais rápida, logo, se tem menos fome, tem menos vontade de comer. Mas, se o apetite for voraz, o chá de gengibre facilita a digestão e melhora o trânsito intestinal.

Conheça agora os benefícios individuais de cada de um destes ingredientes e, já sabe, faça do chá de gengibre, limão, mel e canela um amigo para o inverno.

Gengibre De sabor levemente picante e definitivamente marcante, o gengibre é um tubérculo rico em propriedades medicinais sendo um anti-inflamatório natural e um poderoso antioxidante. Este alimento ajuda-o a perder peso, acelera-lhe o metabolismo e melhora o sistema gastrointestinal, uma vez que previne náuseas e vómitos. Por ser um bom analgésico natural é uma opção perfeita para as dores de cabeça.

Limão Se quer emagrecer, saiba que o limão é um excelente aliado, já que é rico em antioxidantes. Além disso, ajuda-nos a desintoxicar o organismo, a melhorar o aspecto da nossa pele e a prevenir o envelhecimento precoce. A juntar a tudo isto, o sumo do limão com água morna em jejum auxilia a prisão de ventre. Por ser rico em vitamina C estimula o processo de cicatrização e alivia as dores do reumatismo por ser um magnífico anti-inflamatório.

Canela A canela é uma especiaria fabulosa… e uma grande ajuda se o seu objectivo é emagrecer. Sabia que a canela ajuda a saciar o apetite por doces? Experimente substituir o pacotinho de açúcar por uma colher de café desta especiaria. Os antioxidantes presentes neste ingrediente ajudam-no a combater o colesterol e a controlar a diabetes. Saiba também que a canela diminui a fadiga e aumenta a nossa resistência ao stress. Por ser um expectorante natural, permite-nos curar rapidamente infecções respiratórias e secar as mucosas. Esta especiaria, por ser rica em fibra, reduz o apetite e as gorduras acumuladas.

Mel O mel contém uma quantidade significativa de peróxido de hidrogénio, semelhante ao da água oxigenada. Graças a isso, serve para limpar cortes e queimaduras. Já não precisa de ir a correr para a farmácia quando tem um dedo a latejar porque se queimou a retirar um tabuleiro do forno. Aplique mel e espere que este seja absorvido pela pele. Automaticamente as propriedades antissépticas que ele contém entram em acção. E claro, consumir mel quando está com uma infecção na garganta reduz a inflamação.

Agora que já conhece todos os benefícios destes ingredientes experimente esta infusão que lhe vou deixar aqui e diga-me se gostou:

Ingredientes:

  • 1000ml de água

  • 4 rodelas de limão

  • 4/5 rodelas de gengibre fresco

  • Mel (a gosto)

  • 1 pau de canela ou uma colher de café de canela em pó.

Preparação:

  1. Corte o gengibre e lave

  2. Coloque um recipiente com água ao lume com o gengibre e a canela.

  3. Quando a água levantar fervura acrescente as rodelas de limão e o mel.

  4. Deixe repousar durante 5 minutos e está pronto a ser servido!

Delicie-se e viva saudavel-mente

Muita atenção: Em geral, a melhor forma de consumir o chá de gengibre da forma correta é fazê-lo apenas após questionar um médico sobre a compatibilidade das propriedades desta bebida com o quadro de saúde. Assim eu recomendo mas, cada caso é um caso, e como tal deve perguntar ao seu médico se o pode tomar. O seu médico conhece o seu historial clínico melhor do que ninguém.

#chá #gengibre #limão #canela #mel #termogénico #frio #inverno

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey