• Ana Carina Nunes

Votos de uma renovada Páscoa


A Páscoa, juntamente com o Natal, é uma das mais importantes datas para os cristãos, pois traz em sua simbologia todo o caminho do Cristo Jesus, desde Sua condenação até a Sua ressurreição e ascensão ao céu. Já para os judeus, a Páscoa tem um sentido diferente, pois é comemorada como um dia de liberdade, pois sua simbologia está relacionada com o fim da escravidão do povo judeu no Egito. Etimologicamente, o termo Páscoa tem origem do latim Pascha, que por sua vez, deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”. Seu significado judaico não foge muito do significado cristão, já que a morte, seguida da ressurreição, e em seguida, da ascensão, não deixa de ser uma passagem.

A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas. O protagonismo do coelho como portador de ovos ao ritual pascal tem por origem o remontíssimo culto a Easter, deusa da primavera, cujo atributo é a lebre. Um animal que a tradição acabou por confundir com o coelho e tornou-se um dos principais símbolos desta festividade em referência às comemorações feitas pelos povos antigos durante o começo da primavera. creditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.

O ovo também é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. Pela sua configuração, supõe-se que as amêndoas simbolizem a consagração do ovo, ícone de fecundidade e renovação, remontando a tradições vindas de diversos pontos do país e do mundo que por sua vez significa nascimento e vida, constituindo um presente alimentar cerimonial dos mais populares e específicos da doçaria da quadra pascal.

Todos nós devemos entender que, além do grande prazer que sentimos em reunir a família e comer muito como os mídia nos impingem de marketing de todas as formas e feitios, os dias que antecedem a Páscoa podem e devem ser dias de introspecção, reflexão e rituais que elevem nosso espírito. Esses dias representam a nossa passagem da vida mundana até a morte de nosso pequeno ego, com o triunfo do espírito sobre a matéria. Que sacrifícios estamos preparados para fazer? Não me digam que deixaram de comer carne ou outra coisa que o valha porque é Quaresma e tempo disso? Para mim sacrifício é outra coisa. Olho à minha volta e vejo jovens incapazes de conceber um plano de vida. Não sabem o que querem, sabem que querem viver bem, incapazes, inertes, presos a um mundo que tem tantas possibilidades que parece ter-se tornado desinteressante. E tão pouco me parece que os façam em prol do Outro. Afinal, a Páscoa é sobre isso mesmo: sacrifício em prol do Outro. Não são ovos de chocolate nem cabritos assados ou promessas infantis de não fazer isto ou aquilo.

Nutrir-se com alimentos que vem directamente da natureza é um dos melhores presentes que pode dar a si nesta Páscoa. Quer outro presente ainda melhor? Nutrir-se com crenças e pensamentos que permitam estar em contato consigo , confiando no fluxo da vida, exercitando a sua criatividade e seu poder, cuidando-se com compaixão. Aproveite o feriado e use seu tempo para estar em contato consigo mesmo/a, para cuidar do seu corpo com uma massagem ou um passeio na natureza, usar o seu lado criativo para presentear as crianças da sua vida e fazer uma Páscoa inusitada, tirar um tempo para apenas parar e relaxar. E, porque não, também comer um pouco de chocolate (de preferência o preto mais saudável), já que dizem que estimula a serotonina, a hormona da felicidade. Ser feliz sem motivo é a mais autêntica de agradecer ao universo estarmos vivos. Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.

Que esta Páscoa seja um momento de ressurreição de tudo o que há de melhor em cada um de nós. E que o Amor, Sabedoria, Saúde, Esperança e Fé estejam presentes no coração de todos vós!

Feliz Páscoa para todos vós :)

#pascoa #renascer

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey