• Ana Carina Nunes

Yoga, o exercício para o corpo e a mente


​Quando comecei a ter contato com o Yoga imaginava uma prática de posturas, de relaxamento, muito tranquila e, por fim, que decididamente não era para mim. Sempre fui atleta e muito ativa. Comecei a nadar com 4 anos de idade , depois joguei basquete, na adolência fiz muitas aeróbicas e aulas do programa le mills , corrida, musculação, enfim, muita atividade. Hoje, depois de muitos anos de ginásio acredito estar apta a escrever sobre o Yoga e os seus benefícios!

O yoga veio da Índia há milhares de anos e já conquistou adeptos em todo o mundo pelo benefícios físicos e psicológicos que é capaz de oferecer. A raíz da palavra yoga, Yuj. faz referência a reunir, juntar, unir, dirigir e concentrar a própria atenção para a sua aplicação e uso. Também é muito normal ouvir e ler que yoga é a união e comunhão da vontade individual e a de Deus. Fácil de dizer mas não tão fácil de entender. Yoga é meditação e a sua filosofia, é ciência e respiração consciente e profunda, é concentração e força mental, é equilíbrio do corpo e da mente...Oferece relaxamento e contrapõe ao crescente nível de stress da vida moderna um sentimento de serenidade e equilíbrio interior...O caminho do Yoga é uma busca pessoal para um profundo auto-conhecimento através dos asanas ou posturas, da respiração e do relaxamento, e também uma aprendizagem de como aquietar e focar a mente...É um caminho para a vida, uma busca interior sem fim. É um novo lifestyle, uma maneira de estar e sentir. É a união do corpo, mente e espírito. Para perceber o alcance desta frase, é necessária muita persistência e humildade. Um sadhana diário, uma prática espiritual diária. No entanto, não pense que tem de passar a acordar às 4 da manhã para praticar, nem deixar de comer o que gosta. Não é preciso nada drástico para praticar yoga. Na realidade não tem de mudar nada porque tudo vai acontecer dentro de si, naturalmente.

Além de ser uma modalidade desportiva, o yoga é um momento privilegiado em que se dedica a si mesmo(a), uma pausa proporcionada para relaxar e criar momentos de tranquilidade no quotidiano. É essencialmente a prática da respiração (pranayama) em yoga que acalma a mente e reduz o stress. As técnicas de respiração praticadas possuem vários benefícios: são por vezes calmantes, outras vezes estimulantes, ou ainda equilibrantes. Concentrar-se na respiração e nas posturas de equilíbrio, que requerem estabilidade e fixação, permite concentrar-se no momento presente, no aqui e agora, e abstrair-se do que o(a) rodeia. Esta distância estabelecida com o quotidiano ajuda a distanciar-nos das nossas preocupações ou dos nossos bloqueios, e deixa espaço para a sensação de libertação.

Na prática do yoga, o trabalho muscular é realizado de forma estática, com concentração nos alinhamentos das posturas. A utilização da força da gravidade predomina para estar fixo e manter o equilíbrio. As posturas realizadas assim visam diferentes zonas do corpo para um trabalho muscular variado: os abdominais, as costas, os braços ou as pernas. Outras posturas, como a do guerreiro, desenvolvem simultaneamente os músculos de todas as zonas do corpo. O yoga reforça mais especificamente os músculos profundos, os das costas e da cintura abdominal, que são músculos estabilizadores, na origem da nossa postura. A sua tonificação garante assim uma melhor postura e previne, por exemplo, dores nas costas.

Assim sendo, além de fortalecer o corpo e proporcionar uma pausa que produz bem-estar, o yoga é benéfico para a saúde. Em primeiro lugar, o trabalho de aperfeiçoamento da respiração permite gerir melhor o stress e a ansiedade, refletindo-se na qualidade do sono. Os exercícios mentais e respiratórios repousam a mente e eliminam as emoções negativas para promover um sono reparador. Dormir melhor significa uma maior qualidade de vida!

Por último, determinadas posturas de yoga efetuam uma massagem suave nos órgãos internos e revitalizam todas as zonas do corpo ao melhorar a circulação da energia. Efetivamente, ao aprender a respirar melhor, a prática do yoga ajuda simultaneamente a melhorar a circulação do sangue e, deste modo, melhora o funcionamento de cada órgão. Por conseguinte, reforça o sistema imunitário e melhora a saúde geral do corpo.

Os benefícios do yoga, quer seja ligeiro ou dinâmico, já não têm qualquer segredo para si. Sendo assim, dirija-se a um ginásio ou a casa e coloque-se numa esteira de yoga para praticar sem moderação!

Namasté 🙏🏻❤️


0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey