• Ana Carina Nunes

Quinoa mexicana rápida


A quinoa é composta por 70% de glúcidos, 18% de proteínas, pouca gordura, sendo portanto um alimento bastante completo do ponto de vista nutricional. Muito usado nas dietas vegetarianas. já que contém todos os aminoácidos essenciais, já que é uma óptima fonte de proteína. É isenta de glúten e rica em fibra, ferro, fósforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E e antioxidantes. No fundo, a quinoa é vista como um superalimento.

Além de acompanhamento, pode usá-la para enriquecer uma salada, fazer um tabbouleh (um prato libanês), um hambúrguer vegetariano, ou rechear uma abóbora ou beringela. Há até quem tenha a ousadia de fazer sushi com quinoa, e não é que resulta? Para um toque ainda mais exótico e doce, combine a quinoa com fruta fatiada, sementes de linhaça e um fio de mel, para um acordar cheio de energia. Pode também usar farinha de quinoa para fazer massa de bolos, tortas, pães ou biscoitos.

O seu paladar é delicioso, sendo que tem um sabor suave a noz e uma leve e macia textura, um pouco semelhante à do couscous. Há dezenas de variedades, mas são três as principais: a branca, a vermelha e a negra. A cor influencia o sabor – quanto mais clara a semente da quinoa mais suave é o sabor.

Sendo um pseudo-cereal – tecnicamente é a semente de uma planta da família do espinafre, chamada Chenopodium quinoa -, é confeccionada como um cereal. Coza no dobro da água por 15 minutos. Se quiser dar um aroma torrado à quinoa, “frite-a” uns minutos na frigideira ou na panela, antes de a cozer, como se faz com o arroz.

Tal como como o couscous e o tofu, a quinoa tem um sabor muito suave e ao cozinhar vai absorver o sabor de outro alimentos assim como dos temperos usados, por isso é uma óptima oportunidade para usarem algumas das vossas especiarias preferidas.

Para mim, assim como os cheiros, os sabores tem a capacidade de nos transportarem para outros lugares, é tão fácil!… É só fechar por uns instantes os olhos, enquanto saboreamos a primeira garfada, e estamos a milhares de quilômetros de distância. Com esta receita é assim, num piscar de olhos e estamos no México! Para quem teve a sorte como eu, de já lá ter estado, a combinação tomate, cebola, pimento e lima é infalível.

E para quem já está desesperado por um calorzinho de primavera esta receita serve todos esses propósitos, já que pode ser servida mais quente ou como uma salada fria. Vejam abaixo a receita !

Ingredientes (3/4 porções):

🔅 2 dentes de alho picado

🔅 1 pimento verde picado

🔅 2 🥄colheres chá pimentão

🔅 1 🥄colher chá canela

🔅 1 lata de milho (~120gr escorrida)

🔅 180g quinoa

🔅 sal, pimenta e coentros picados

🔅 1 cebola picada

🔅 2 🥄 colheres sopa azeite

🔅 1 lata feijão preto (~400gr escorrida)

🔅 180 ml água

🔅 1 pimento vermelho picado

🔅 1 lata tomate pedaços

🔅 1 🥄colher chá cominhos

Preparação: 💟 Num tacho colocar o azeite e juntar a cebola, alho e pimentos. Deixar refogar até a cebola e os pimentos começarem a ficar macios 💟 Adicionar o feijão preto, milho, tomate e a quinoa e a água 💟 Temperar com as especiarias, sal e pimenta 💟 Misturar e deixar cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos 💟 Quando a quinoa estiver quase pronta, confirmar os temperos e adicionar os coentros picados

Esta quinoa mexicana rápida e seu dúvida uma receita que transporta os nossos sentidos para outras geografias, cheia de sabor e perfeita para congelar e/ou levar nas marmitas para os almoços no trabalho. Sedo uma das minhas receitas favoritas é tão incrivelmente deliciosa, que tenho de confessar que fico com água na boca!

Bom apetite 😙

#quinoa #vegan #alimentaçãosaudável

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey