• Ana Carina Nunes

Plano Detox pós festas


Após as épocas tipicamente conhecidas pelos exageros alimentares associados, leia-se Natal e Ano Novo gera-se uma grande procura por planos para emagrecimento e para desintoxicar e limpar o organismo.

Se não tem cuidado bem do seu corpo nestes últimos dias e tem comido demasiada "porcaria", o importante agora é voltar à normalidade e ajudar o corpo a eliminar os excessos.

Em primeiro lugar, é importante perceber que, se a sua alimentação já não é regrada ao longo do ano, tentar fazer uma "limpeza do organismo" depois destes dias não irá funcionar, visto que o os maus hábitos alimentares vão continuar. Se, pelo contrário, leva uma alimentação equilibrada e saudável diariamente, certamente esses 2 ou 3 dias de exageros servirão para dar um boost no seu metabolismo e deve estar consciente de que aproveitou o momento, sem se sentir culpado por isso.

Este é o propósito da alimentação funcional, que significa que vamos estar a dar ao nosso organismo tudo aquilo que ele precisa para funcionar em plenitude. Para que isto aconteça é importante trabalhar a função de alguns órgãos chave, como o fígado, que ajuda na metabolização das gorduras, os rins, que auxiliam na eliminação dos líquidos, os intestinos, devido à produção de gases e distensão abdominal.

Para ajudar a pôr um travão aos maus hábitos alimentares, desintoxicar e fazer uma espécie de reset ao organismo, nada melhor do que um "mini" plano detox. Seguem então algumas dicas e truques para "limpar o organismo" e um exemplo de plano alimentar para os 2/3 dias seguintes à(s) festa(s).

DICAS E TRUQUES PARA "LIMPAR O ORGANISMO"

1. HIDRATE-SE

É verdade, com a algazarra típica das épocas festivas, é muito possível que se esqueça de beber a quantidade de água aconselhada. Como se este facto não fosse suficiente, com o excesso de alimentos como os doces e os queijos, e com uma ingestão elevada de bebidas alcoólicas, as necessidades de água são ainda superiores às normalmente aconselhadas. Ao ingerir água irá não só hidratar-se, como também ajudar a eliminar líquidos e toxinas em excesso. Procure, sempre que possível, evitar as bebidas alcoólicas. Estas promovem o estado de desidratação que, por sua vez, produz uma sensação de cansaço e dores de cabeça. Se não aprecia a água simples, faça chá (sem açúcar, claro!) ou aromatize a água com cascas de limão, frutos vermelhos, folhas de hortelã, rodelas de pepino ou um pau de canela. Nos dias subsequentes às festas, ingira, pelo menos, 2L de água durante o dia e verá que sentirá a diferença!

2. FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO

Nem sempre há tempo, é um facto. Contudo, não há tempo mínimo obrigatório e se fizer 15 minutos de exercício por dia já é melhor que não o fazer de todo. O exercício físico ajuda a acelerar o metabolismo e a limpar o organismo dos excessos alimentares. Logo, se os últimos dias foram exagerados e ultrapassaram aquilo que é aconselhável, faça uma caminhada ou uma corrida, vá dar uma volta de bicicleta ou aumente o volume da rádio e dance ao som da sua música preferida. É só preciso calçar as sapatilhas e de certeza que não se irá arrepender!

3. ABUSE DOS HORTOFRUTÍCOLAS

A quantidade de água presente nos hortofrutícolas, associada ao teor em vitaminas, minerais e fibra destes alimentos, leva a que estes sejam ótimos produtos para limpar o organismo. Os hortofrutícolas não só inibem a absorção intestinal de gorduras, como também ajudam o corpo a recuperar quando os exageros alimentares já foram cometidos. Logo, após dias de festa, abuse destes alimentos através de smoothies, saladas, snacks e sopas variadas. Seguramente que uns palitos de cenoura, pepino ou maçã lhe irão saber lindamente depois de tudo o que comeu!

4. REDUZA OS HIDRATOS DE CARBONO

É certo que os hidratos de carbono provenientes do pão, massa, arroz e batata não são nenhuns bichos-papões (pelo menos não como acontece nas rabanadas, aletria e outros semelhantes). Contudo, depois das festas, qualquer redução alimentar é bem-vinda e a última coisa que o seu corpo irá precisar será de mais amido. Se optar por ingerir o pão, procure que seja sempre a opção integral, que, devido ao seu teor de fibra, promove o funcionamento intestinal e desintoxicação do organismo. Deste modo, evite ingerir estes alimentos nos dias que se seguem às festas e aposte, como foi dito anteriormente, nos hortofrutículas.

5. MODERE O CONSUMO DE LATÍCINIOS

Os laticínios são um grupo de alimentos importante pelo seu papel a nível de fornecimento de proteína, cálcio e ferro e por serem um ótimo aliado aos snacks a meio da manhã e da tarde. Contudo, após os dias de festas, até o consumo destes deve ser controlado. Para limpar o organismo, ingira, no máximo, apenas um laticínio por dia e faça-o durante a parte da manhã. Opte por uma variedade magra e sem adição de açúcares, como o iogurte magro ou o queijo fresco.

REGRAS PARA FAZER AS RECEITAS DETOX

As receitas detox são possíveis sem serem apenas feitas de sumos e líquidos! Antes de proibir todos os alimentos sólidos saiba que é perfeitamente possível limpar o organismo, comendo bem.

Para ser bem sucedido nas receitas detox, atente nestas directrizes:

1. IMPORTÂNCIA DA PROTEÍNA

É fundamental obter proteína suficiente e distribuí-la adequadamente ao longo do dia. Cada refeição deve ter, pelo menos, cerca de 20 a 30 gramas de proteína. Fonte de proteínas como os ovos, claras de ovos, carne de aves, peixe, laticínios são algumas opções para cada refeição.

2. NÃO “CORTAR” NOS HIDRATOS DE CARBONO

Os hidratos de carbono são igualmente importantes, ainda que esteja num processo de desintoxicação e que os deva reduzir como indiquei. Prefira hortícolas, frutas, grãos integrais e leguminosas para atingir as necessidades diárias deste macronutriente.

3. MANTER AS CALORIAS SOB CONTROLO

Apesar de ser uma dieta para ajudar a perder os quilos a mais, deve ainda assim ter um valor mínimo de calorias (para mulheres esse valor é inferior que nos homens). Faça a distribuição das calorias ao longo do dia considerando pequeno-almoço, refeições principais e snacks, sendo que estes últimos devem ser os que apresentam uma quantidade menor de calorias menor e as refeições principais a quantidade maior.

EXEMPLO DE PLANO ALIMENTAR DETOX

AO ACORDAR (EM JEJUM)

  • 1 copo de água morna com o sumo de meio limão (sem açúcar). NOTA: O limão ajuda na digestão, é diurético, estimula o sistema imunológico, equilibra os níveis de pH, limpa a pele, é anti-inflamatório e ajuda a perder peso.

PEQUENO ALMOÇO

Sumo detox:

  • 1 maçã

  • 1 rodela de abacaxi

  • Gengibre

  • Hortelã

  • 1 chávena de espinafres

  • 1 colher de sopa de sementes de chia ou de linhaça (trituradas)

MEIO DA MANHÃ

  • 1 queijo fresco magro pequeno OU 1 iogurte natural magro +

  • 1 punhado de pevides de abóbora

ALMOÇO

  • Sopa de legumes sem batata +

  • Peixe ou carne magra (peru ou frango), acompanhados de legumes grelhados, cozidos ou salteados apenas temperados com azeite virgem.

MEIO DA TARDE​

  • 1 gelatina sem açúcar +

  • 1 chávena de chá verde ou de cavalinha +

  • 6-8 amêndoas, avelãs ou nozes inteiras ou 1 galete de milho / arroz

MEIO DA TARDE 2

Sumo antioxidante:

  • 1 chávena de bebida vegetal sem adição de açúcar

  • 1 chávena de frutos vermelhos

  • Sumo de limão

  • 2 colheres de sopa de flocos de aveia

  • Canela a gosto

JANTAR

  • 1º dia: apenas sopa sem batata (ex. creme com courgette, cebola, alho e coentros). Acompanhe com um chá de gengibre e termine com uma gelatina sem açúcar.

  • 2º dia: sopa + prato de legumes cozidos.

  • 3º dia: sopa + ovo cozido ou escalfado e legumes cozidos.

E lembre-se que apesar de as dietas detox poderem ajudar em alturas específicas e de excessos alimentares, o ideal é manter um estilo de vida saudável, através da ingestão de hortofrutícolas, água e chá sem açúcar diariamente, um bom descanso, prática de exercício físico e diminuída ingestão de açúcar, sal, gorduras e álcool.

Como sempre o problema não é o que comemos entre o natal e o ano novo, mas sim o que comemos entre o ano novo e o natal :)

Mantenha o seu foco e equilíbrio na alimentação ao longo de 2019! Eu estarei cá para tentar ajudar nesse sentido :)

#detox #equilíbrio #alimentaçãosaudável

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey