• Ana Carina Nunes

Salada de figos, queijo e presunto


Sou uma rapariga nascida e criada na cidade. Que estudou e cresceu na cidade. Vivo na cidade de Almada e adoro a minha cidade. Do seu ar cosmopolita ainda um pouco tosco, da sua agitação, das suas ruas de comércio tradicional, da sua proximidade ao mar, cúmplice eterno dos sonhos e das fantasias que se desvanecem como o nevoeiro que se dissipa ao final da manhã.

Mas existe algo que a cidade não me consegue dar.... a serenidade e a nostalgia do silêncio do campo, com o seu cheiro a terra lavrada e as memórias construídas com os mesmos gestos das gentes de outros tempos... brincar nas ruas estreitas por onde os animais se cruzam, ouvir com elevada nitidez o canto dos pássaros e dos grilos. Molhar os pés a regar as flores e subir a uma árvore e provar de imediato o seu fruto doce ainda quente do sol. Neste altura do fim do verão lembra-me igualmente a apanha dos figos que fazia quando passava férias na casa de campo dos meus avós. Infelizmente esse ritual deixou de acontecer há uns 8 anos para cá. Desde ai só me lembro de comer figos quando vou de férias para o Algarve, e tento apanha-los das árvores, em terrenos meio abandonados ou à beira da estrada...

Mas no outro fim-de-semana, trouxeram-me os figos de uma colheita de amigos. Parecia uma criança pequena a quem presenteiam com um doce inesperado. Cheguei a casa e devorei uns tantos, ainda frescos, e depois fiquei imaginar receitas onde os pudesse incluir e destacar.

É uma das minhas frutas preferidas. Infelizmente é também considerada uma fruta muito calórica: tem 55% de açúcar natural lá dentro, o que a transforma na fruta mais doce de todas. Mas resolvi pesquisar sobre os factos nutricionais à volta de figos. E encontrei o seguinte: Três figos grandes, com cerca de 60 gramas cada, contêm apenas 140 calorias, têm 5,5 gramas de fibras dietéticas que ajudam à digestão e fazem perder peso. É mais do que a quantidade de fibras que encontra numa chávena de aveia cozinhada. Além disso, 100 gramas de figos secos contêm 162 miligramas de cálcio. Isso equivale a 16% da quantidade de cálcio que deve ingerir ao longo de um dia inteiro. Se comer uma caneca de figos ingere tanto cálcio como bebendo uma caneca de leite.

Quando compro figos secos em avulso, como no tratamento de secagem passam pelo processo de serem polvilhados com farinha, costumo passá-los por água para retirar as impurezas e hidratá-los um pouco. Depois seco-os muito bem com papel de cozinha ou um pano. Mas apenas na altura e quantidade que se utiliza.

Mas tenho visto tantas receitas nas revistas e nos blogs, que acabei por ficar contagiada por essa "figomania," mesmo antes de fazer alguma coisa com eles. Por isso, quando me ofereceram estes figos caseiros, nem pestanejei e aceitei de imediato! Hoje, quando cheguei a casa, sabia que o Jamie tinha várias receitas com figos nos seus livros e fui pesquisar até encontrar esta, sugestivamente intitulada de "A Salada Mais Sexy e Fácil do Mundo". Algumas alterações à receita original: acrescentei mistura de alfaces e usei queijo feta em vez de mozzarella, não por opção mas por ser o que tinha já aberto e, sinceramente, acho que não se perdeu nada, pelo contrário, uma vez que o feta intensifica o sabor agridoce desta combinação. Muito rápida de fazer, suculenta, com vários níveis de textura e sabor que casaram na perfeição. Ficou mesmo boa e sem dúvida vou repetir! Espero que gostem :)

Ingredientes: (2 porções)

  • 1 embalagem de mistura Gourmet de Salada ( alface, rúcula, couve roxa, cenoura ralada, etc)

  • 10 tomates cherry

  • 6 figos maduros

  • 3 fatias finas de presunto

  • 1 queijo feta em cubos (ou o equivalente em bolinhas ou fatias

de mozzarella fresca)

  • folhinhas de manjericão fresco q.b

Molho:

  • 3 colheres de sopa de azeite

  • Meia colher de sopa de mel

  • 1,5 colheres de sopa de sumo de limão

  • Sal e pimenta preta acabada de moer

Preparação:

  • Fazer um corte em cruz nos figos, da parte mais estreita para a parte mais larga, sem ir até ao fundo.

  • Abri-los, empurrando por fora, com os dedos, a base do figo para cima, expondo o interior.

  • Colocá-los num prato. Espalhar, nomeadamente por entre as reentrâncias dos figos, pedaços de presunto e queijo.

  • Misturar os ingredientes do molho numa taça, mexer bem e verter por cima das mistura de alfaces . Aromatizar com as folhas de manjericão, partidas grosseiramente

#figo #salada #presunto #queijo

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey