• Ana Carina Nunes

Regresso à rotina de treino


O Verão está a acabar e dá lugar à tão temida rotina. Neste mês de Setembro que recomeçaram as aulas e que já todos regressaram das férias, é tempo de eliminar os excessos do período estival. Nesta altura os ginásios recebem uma onda de inscrições. São, por um lado, aqueles que pararam durante o verão, por outro lado, aqueles que decidiram que “depois das férias é que vai ser”Porém, recuperar o hábito após esta pausa pode ser mais fácil do que imagina. É possível voltar à forma depois das férias mesmo que o exercício físico tenha ficado esquecido durante as férias. Está na hora de voltar a ficar em forma e apagar os excessos das férias.

As férias são a oportunidade perfeita para escapar das tensões diárias de trabalho e mentalmente atualizar o seu cérebro. Todas as pessoas merecem férias, mesmo do seu treino e da sua alimentação saudável. Se o único exercício que realizou nas últimas semanas foi da espreguiçadeira até à piscina ou da toalha de praia até ao mar, e vice-versa, está na hora de voltar a planear o seu dia-a-dia de forma regrada e regressar à forma.

Mas nada de desespero. Essa pausa na rotina de treinos não fará com que os seus ganhos desapareçam completamente. Agora que está de volta à rotina do dia-a-dia, use estas dicas e estratégias psicológicas para voltar aos treinos para se ajudar a si próprio a retomar a sua rotina de vida saudável e voltar com tranquilidade à forma e ao ritmo dos treinos.

Sentimento de Culpa: Antes de mais, recomendo que eliminem qualquer tipo de sentimento de culpa que possam ter, por não terem cumprido a rotina ou o plano de treinos estipulado, ou até mesmo sobre alguns dos excessos alimentares típicos desta época. Culpa ou auto-punição só funciona se nos levar a tomar alguma ação concreta e produtiva. O que ajuda é pensarmos num plano concreto para retomar os treinos, nem que seja aquela rotina habitual de sair de casa para ir treinar.

Voltar a alimentação saudável: Como sabemos que é normal abdicar em parte da alimentação equilibrada nas férias, e será importante retomar um menu equilibrado pelo menos uma semana antes de voltar aos treinos. A alimentação saudável é essencial, o planeamento das refeições diárias vai ajudar a voltar à rotina da boa alimentação. Crie um plano semanal de alimentação, com ideias para refeições saudáveis e snacks saudáveis. Crie essa lista e depois vá ao supermercado comprar os ingredientes para a sua alimentação saudável da primeira semana após as férias. Depois faça esse mesmo planeamento todas as semanas. Parece difícil mas vão ver que se planearem tudo se torna mais simples!

Mais motivação: Compre uma roupa nova para treinar, ou umas sapatilhas novas para fazer exercício. Um novo equipamento aumenta a vontade de ir treinar para experimentar a roupa nova e é algo mais para estimular a volta aos treinos. Outro fator a ter em consideração é o tempo frio (e por vezes chuvoso) e as horas a que começa o dia e cai a noite. Seja no ginásio, na rua ou até em casa, fazer exercício físico é importante, tanto para a saúde como para a nossa auto-estima. Treinar num ginásio traz algumas vantagens, como por exemplo o acesso a PT especializados, se necessitar de ajuda. Podem aidna preparar uma playlist animada, treinar num local diferente para manter a motivação. E nada de usar aparelhos que avaliem o desempenho nesse período, OK? Muita vezes têm o efeito inverso!

Mais compromisso: Combine com um amigo(a), vão ao ginásio juntos, e estabeleçam metas em conjunto. O compromisso aumentará a sua motivação, e a do seu amigo, e como se costuma dizer, a dois é sempre mais fácil. Se for sozinho(a), olhe para os treinos como uma reunião profissional à qual não pode faltar. Pode começar por treinar duas vezes por semana e ir aumentando progressivamente. Fazer tudo isto irá tornar o regresso aos treinos muito mais fácil.

Defina novas metas /objectivos de treino: Uma componente importante para atingir objetivos é algo a que frequentemente chamo de força de vontade. No entanto, a força de vontade também se consegue através de um bom planeamento. Fazer uma mini ou meia maratona, experimentar uma nova aula de fitness, fale com o seu personal trainer e crie um novo objetivo. É uma ótima maneira de voltar a despertar o seu interesse pela atividade física e mantê-lo no caminho da rotina saudável. Tentar algo novo pode ser o impulso que precisa para reacender a sua vontade de praticar atividade física.

Fixar objectivos concretos e realistas. Se nos deixámos levar um pouco pelo "desleixo" das férias, provavelmente não nos será possível retomar os treinos no ponto onde os interrompemos. Temos que saber ouvir o nosso corpo e confiar no que ele nos "diz". Para cada pessoa, o tempo necessário e a forma de voltar aos treinos são diferentes. É aconselhável fazê-lo de forma progressiva. Comece por agendar os dias que pretende treinar e inicie devagar e não de forma agressiva em termos de exercícios e cargas, o ideal é realizar exercícios mais globais, ou seja, trabalhar os grandes grupos musculares. E se se sentirem cansados, descansem.

Dica para o ano todo: Durma bem. Esse momento de descanso da mente e do corpo é essencial para a recuperação. Além disso, lembre-se de ingerir bastante água.

Conselho: nas próximas férias, não elimine totalmente o exercício. Mantenha a sua corrida diária ou, pelo menos, faça uma caminhada em passo acelerado durante uma hora ou faça jogos em família.

Bom retorno!

#posferias #rotinas #voltaraostreinos

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey