• Ana Carina Nunes

Vantagens de ter uma atitude positiva


É daquelas pessoas que vêm o copo meio cheio ou meio vazio? Os pensamentos que temos são umas das coisa mais poderosas e têm um reflexo na nossa atitude própria. A mente incide directamente na nossa vida quotidiana e nos actos que vamos ter ao longo do dia. E por mais energia que tenhamos para enfrentar essa rotina, ter uma atitude mental positiva para realizar uma determinada atividade de maneira adequada é essencial.

A explicação possível é simples: as emoções positivas emergem em resposta a oportunidades difusas, em vez de ameaças focadas e estreitadas. Isto significa que permitem ampliar momentaneamente a atenção e o pensamento e aceder a ligações mais elevadas e a ideias mais variadas. Esta visão mais ampla resulta, por seu turno, na descoberta e construção de novas competências.

As pessoas que tendem a pensar de uma forma otimista desfrutam de uma melhor perspectiva da vida e isso permite-lhes estar abertas ao que lhes pode acontecer. Ter uma atitude positiva não significa ignorar o negativo ou não estar preparado para situações difíceis, mas abordar as situações de uma maneira construtiva e resolutiva. Mas de fato, muitas vezes é impossível manter-se à margem dos pensamentos negativos que nos rodeiam, mas a atitude tomada é muito importante porque não apenas afeta a nós mesmos, mas também tem um reflexo nos que estão à nossa volta. As pessoas tendem a rodear-se de pessoas positivas, dado que contagiam energia e motivação por onde passam. Ainda que transformar um pensamento negativo em algo otimista não é nada simples, o esforço para que tal aconteça tem grandes recompensas. Quer descobrir 5 dos grandes benefícios resultantes de adotar uma atitude positiva? Vejam abaixo:

  1. Motivação: A motivação é fundamental para atingir resultados extraordinários e a motivação só existe com atitude positiva. Ser positivo faz com que a aprendizagem seja assumida como um fator motivador. Isto ajudará a atingir as metas propostas e a continuar a crescer tanto a nível pessoal como profissional.

  2. Melhoria da autoestima: Se pensar positivamente, terá uma melhor perspetiva de si próprio e fará com que acredite mais nas suas potencialidades. Verá que é capaz de atingir grandes sucessos se o desejar e acreditar em si próprio. Ser uma pessoa positiva significa ter consciência dos riscos, mas não ficar paralisado pelo receio de falhar. Pelo contrário, permite-lhe ter abertura para identificar oportunidades e, ser mais criativo.

  3. Anti-stress: As pessoas que têm pensamentos positivos gerem melhor as situações e os problemas que, geralmente, causam stress. Quando se preocupa menos ou se concentra nas soluções e não nos problemas, reduz os níveis de stress e melhora em saúde

  4. Saúde: Para além dos benefícios oferecidos pela redução do stress, pensar de maneira positiva tem uma influência direta sobre o seu corpo. O estudo “Positive Emotion and Health: Going Beyond the Negative” concluiu que as emoções positivas, como a esperança e a curiosidade, podem ter um papel protetor ao nível da saúde. Os resultados demonstram que níveis elevados de esperança de vida estiveram associados a uma menor propensão para desenvolver doenças e que a curiosidade esteve ligada a uma menor propensão para a diabetes mellitus e hipertensão.

  5. Abre as portas ao êxito: Uma atitude positiva está associada à obtenção de resultados de êxito e a uma maior felicidade no dia-a-dia. As pessoas otimistas reinventam-se sempre que é necessário, atingindo desta forma todas as suas metas para alcançar o sucesso. Além disso atrai e contagia. A sua atitude positiva torna belo tudo o que o rodeia e faz com que as pessoas gostem de conviver consigo. Quando possui atitude positiva na vida é sempre bem vindo junto dos seus relacionamentos, pois as pessoas ficam felizes por conviver consigo.

Estes são apenas alguns dos grandes benefícios de pensar positivamente e, com certeza, existem muitos mais que o irão ajudar a viver o seu dia-a-dia. É certo que custa e nem todos têm a mesma tolerância a frustração, mas precisamos ser convictos da importância que isto tem para a nossa saúde; e para isso não há nada melhor que uma atitude positiva prévia e deixar de lado tudo aquilo que nos incomoda. Precisamos de foco, e para isso é muito importante usar uma série de truques que vão ajudar a conseguir com muito mais eficiência nossos objetivos.

Irá descobrir que em alguns dias vai ser mais difícil fazer exercício que em outros, combinar com coisas que nos agradam é uma boa opção para fazer que seja mais divertido. Mas se fizer um esforço para mudar a sua atitude, começará a notá-lo rapidamente: Pense, atue e seja uma pessoa positiva para triunfar e superar todos os seus desafios. Atreve-se a tentá-lo?


0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey