• Ana Carina Nunes

Zoodles com Bolonhesa de Atum


Sem imaginação para o jantar de Domingo? Imagine um fantástico esparguete à bolonhesa, só que em vez de ter um prato afundado em hidratos de carbono , os fios de massa são feitos de legumes. Sim, os Zoodles, ou seja, esparguete de legumes, são possíveis fazer com courgette, cenoura e até batata doce e este esparguete é uma das alternativas mais saudáveis à tradicional massa. A moda de "espiralizar" os vegetais é bem antiga na Ásia mas no Ocidente não se instalou há tanto tempo assim. A bem dizer, a "culpa" de andarmos a comer courgettes ou cenouras disfarçadas de esparguete só veio mesmo para ficar com a moda da alimentação saudável.

Já há algum tempo que tenho visto várias receitas de Zoodles. Tal como acontece com a massa, os Zoodles também são deliciosos com qualquer tipo de molho.

Como tinha muitas courguetes biológicas em casa ( plantadas e criadas pelo meu rico paizinho) decidi fazer algo rápido e fresco para estes dias de calor. É um legume muito saboroso e baixo em calorias.

Para o transformar em esparguete basta ter um espiralizador que pode comprar comprar em muitos locais online e em qualquer hipermercado. Eu usei este manual que é mais prático.

Para acompanhar e como não tinha muita vontade de cozinhar com o calor aproveitei para fazer o "molho" com umas latas de atum ao natural .

Vamos experimentar?

Ingredientes (2 porções) :

Para a Bolonhesa de Atum:

  • 1 Cebolas média

  • 1 dentes de Alho

  • 1 Tomates médio

  • 2 latas de Atum ao natural

  • 2 Colheres de Sopa de Ketchup (ou molho de tomate)

  • Sal

  • Azeite

Para os Zoodles:

  • 2 Courgettes médias

  • 1 pitada de Sal

  • Azeite

Preparação:

Cortar a cebola às meias luas e picar bem o dente de alho. Aquecer um fio de azeite numa frigideira e refogar a cebola e o alho.

Entretanto cortar o tomates em cubos. Quando a cebola estiver douradinha, acrescentar o tomate ao refogado. Deixar cozinhar até o tomate começar a largar a pele e evaporar o sumo todo. Temperar a gosto com sal.

Acrescentar as latas de atum bem escorridas, o ketchup e incorporar muito bem. Verificar e rectificar temperos. Deixar ferver durante mais 10 a 15 minutos em lume brando. Mexer frequentemente.

.

Enquanto estão a preparara bolonhesa de atum, lavar muito bem as courgettes, deixando as mesmas com a casca. Espiralizar as mesmas com um espiralizador de legumes. Quando retirar a bolonhesa do lume, colocar um fio de azeite a aquecer numa frigideira grande ou wook. Acrescentar a courgette espiralizada ao azeite, temperar com um pouco de sal. Envolver com muito cuidado para não partir os noodles de courgette. Cozinhar os zoodles durante 5 a 7 minutos no máximo para que os mesmos fiquem cozinhados mas crocantes.

Quando os zoodles estiverem prontos, ou seja quando secar um pouco a água que os zoodles deitam no processo de cozedura, juntar a bolonhesa de atum e envolver com cuidado até estar tudo bem incorporado.

Servir imediatamente! Bom Apetite :)

Dicas: 1. Se preferirem, e para uma opção mais crudívera e rápida podem não cozinhar a courgette ou então cozinha-la em água a ferver por 30-40 segundos. Se optarem por consumi-la crua, devem servir de imediato, pois a courgette liberta muita água e tornará o prato muito liquido ou aguado; 2. Se quiserem aumentar o valor de gordura ao prato, podem juntar queijo ralado, nozes ou outros frutos secos ou sementes, uma maionese de abacate ou um pouco de pesto; 3. Ao invés de atum e/ou para além destes, podem guarnecer os zoodles com o que preferirem, desde presunto, cogumelos, frutas (a romã combina muito bem), uns tomates cherry partidos em metades, etc

Aposto que não acreditou em mim quando lhe disse que era bem rápido de fazer e que era super leve para não lhe estragar a dieta certo?

#zoodles #courguete #crudivera #atum

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey