• Ana Carina Nunes

Dicas para se manter saudável nas férias


Época das tão merecidas, FÉRIAS! Momento de relaxar, curtir com os amigos e/ou aproveitar os bons momentos ao lado da família. O problema chega agora: uma semana sem treinar, algumas festas, muita agitação e pouco controle na alimentação podem estragar todo o esforço feito durante o ano, será?

As férias podem servir como um já necessário descanso mais prolongado que apenas o fim de semana, ou muitas vezes apenas o domingo, para quem treina o ano inteiro. Uma pausa para recuperar as articulações, descansar o Sistema Nervoso Central e quem sabe um novo impulso motivacional para uma nova fase. Não será uma semana no ano que ditará o resultado do esforço das restantes, por isso não precisamos dramatizar pelo facto de não podermos treinar intensamente nas férias. Mas atenção, não vamos tornar uma semana de relaxamento numa semana de completo desleixo pois ai sim poderemos retroceder bastante. Então o que devemos fazer para minimizar os “danos” das férias no nosso físico? O certo é que as rotinas mudam, os horários mudam, o tipo de comida muda, tudo muda. Além disso, ninguém quer fica a pensar em preparar comida, procurar restaurantes saudáveis, seguir horários, etc. E, por tudo isso, é muito difícil seguir uma alimentação saudável e regrada durante as férias. Mas simples estratégias quer a nível alimentar quer de atividade física podem ditar o resultado das férias como um descanso produtivo ao invés de uma enorme “catástrofe”. Siga estas óptimas dicas que poderão fazer parte da sua rotina a partir destas férias.

1. (Des)organização das refeições: Acordar tarde, saltar o pequeno almoço, jantar às 23h, passar o dia a petiscar em vez de fazer refeições completas são erros frequentes em férias. Saiba que dormir a horas certas, acordar cedo e tomar as refeições regulares mantém o seu corpo e espírito equilibrado. Elabore uma rotina para sua alimentação, com horários e porções adequadas de acordo com as suas necessidades. Faça seis refeições por dia, intervalando as mais substanciais com as mais ligeiras. Não se deixe ficar esfomeado, porque aí não haverá força de vontade capaz de controlar o seu apetite devorador.

2. Beba muitos líquidos, principalmente água: prepare sumos, chás ou consuma frutas com maior teor de líquidos (ex: melancia). Prefira os sumos de frutos aos refrigerantes e beba-os com muito gelo e/ou diluídos em água. Evite o alcool (mma dose de whisky tem cerca de 250 calorias) . Reserve as bebidas alcoólicas apenas para os dias festivos. Beba só um copo e vá juntando gelo.

3. Cuidado com o que escolhe para comer nos restaurantes: Opte sempre por refeições pobres em gorduras e nunca dispense uma dose generosa de vegetais. Consuma mais saladas, deixe-as bem coloridas e prefira temperos naturais ao invés dos industrializados, que são ricos em sódio. Cuidado também com as sobremesas, não se deixe levar pelos pudins, bolos e mousses caseiros. Fruta da época, sem açúcar nem calda ou natas, é sempre a melhor opção!

4. Leve comida de casa: Se vai ficar fora de casa horas suficientes que justifiquem uma refeição reforçada, leve uma lancheira refrigeradora para transportar fruta e água, frutos secos, barrinhas de cereais, biscoitos integrais, sandes de pão escuro com queijo fatiado, alface e tomate. Assim, não tem desculpa para ceder aos gelados, refrigerantes, bolas de berlim e outras tentações. Se não conseguir resistir à um gelado na praia, prefira os de frutas e evite ao máximo as opções que contenham chocolate (pois são ricos em gordura). Lembre-se: Tudo pode, desde que seja com moderação e nas quantidades certas. Se cometer um deslize maior, compense no dia seguinte!

5. Inércia: Descanso e inactividade não são a mesma coisa e podem até ser incompatíveis. Se não quer engordar nas férias, mantenha a prática da atividade física em dia! Jogar à bola, nadar, caminhar à beira-mar, andar de bicicleta, experimentar desportos radicais são exemplos do que pode fazer para relaxar e/ou divertir-se, quebrar a rotina, descansar a cabeça e manter-se em forma. No final, em vez de ficar cansado, vai sentir energia extra e a satisfação de saber que rentabilizou o tempo de lazer. enfim, o importante é não ficar parada!

Como vê umas férias não precisam ser um drama mas sim um escape e um descanso para corpo e mente de forma a repor energias para enfrentarmos o próximo ano de treino, bem como a vida pessoal e profissional. Basta seguir as dicas expostas para poder aproveitar as férias com o mínimo de mazelas físicas quer a nível de ganhos de gordura quer a nível de perca de massa muscular... E já agora, se ainda não foi desejo-lhe umas boas (e saudáveis) férias!

#ferias #equilíbrio #saudável

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey