• Ana Carina Nunes

Pataniscas de atum saudáveis


As pataniscas de bacalhau são um dos pratos típicos da culinária portuguesa, com origem na região da Estremadura, e recordam-me muitas refeições de família acompanhadas com um arroz de tomate. O facto de a receita original obrigar a colocar farinha e fritá-las, afastei-as da minha dieta durante algum tempo. No entanto, decidi experimentar fazer uma versão mais saudável fazendo algumas substituições. Visto que não tinha bacalhau demolhado, resolvi experimentar com um outro sabor: o atum. Além de ser um alimento económico e prático de utilizar em culinária, o atum em conserva é muito nutritivo já que contém selénio, tirosina, ómega-3 e vitaminas do complexo B. São simples e rápidas de se fazer, e saudáveis uma vez que as "frito" numa frigideira com pouco óleo, tipo pequenas panquecas. Tinha que algum dia adaptar a receita tradicional e torná-la mais saudável, sem perder o sabor da deliciosa "patanisca" Hoje foi o dia :)

Aqui fica a receita!

Ingredientes (5 a 6 pataniscas): 2 latas de atum (de preferência ao natural em vez em óleo ou azeite)

2 ovos grandes (ou "ovo" de linhaça -1 cs de linhaça moída + 3 cs de água) 2 colheres de sopa de flocos de aveia finos

0.5 dl de água 1/2 cebola picada 1 ramo de salsa

1 colher de sopa de azeite ou óleo de côco Sal e pimenta e sumo de limão q.b. ( ter em conta que o atum é de conserva e como tal, já tem sal) Facultativo: cenoura ralada e/ou pimentos aos cubinhos, sementes de sésamo e papoila

Preparação:

  1. Começe por bater os ovos, com um fouet (vara de arames).

  2. Junte a água e a aveia, e misture lentamente até obter uma "massa" homogénea

  3. Acrescente o atum escorrido, a cebola, a salsa e o pimento picados e volte a misturar tudo.

  4. Depois de tudo bem misturado prove e tempere com o sal e a pimenta a gosto.

  5. Numa frigideira anti-aderente, aqueça uma colher de sopa de azeite ou de óleo de coco.

  6. Quando estiver quente, vá colocando colheradas do preparado. Assim que estiverem douradinhas de ambos os lados estão prontas. ( +/-3 a 4 minutos em lume médio-alto.)

NOTA: Depois de cozinhar as pataniscas, pode colocá-las sobre papel de cozinha, para absorver qualquer possível resto de gordura. De seguida pode ainda se gostar rega-las com um pouco de sumo de limão.

Estas pataniscas são muito versáveis, pois podem utilizá-las para levar para a praia como snack, ou servir como prato, com um pouco arroz e salada, por exemplo! São uma refeição completa em per si, pois têm hidratos de carbono, proteína e gordura.

Bom apetite!!!


0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey