• Ana Carina Nunes

Salada Arroz Negro


Finalmente veio o calor e estamos a 4 dias do início do Verão! E dias quentes pedem refeições frescas. Esta salada de arroz negro é uma das opções ideais no verão para uma refeição leve e nutritiva, que pode levar na marmita para o trabalho, para a praia ou mesmo para servir ao jantar.

A escolha do arroz negro não foi apenas pelo seu aroma e fotogenia. Extremamente sofisticado, é conhecido pelo seu sabor marcante e textura peculiar. É um ingrediente bem versátil que combina com frutos do mar, peixes e vegetais. Nutricionalmente é igualmente muito rico pois tem mais proteínas, possui baixo índice glicémico pela sua quantidade enorme de fibras, que colaboram para o bom funcionamento do intestino, além de aumentar a sensação de saciedade e onze vezes mais anti oxidantes que o integral e ainda não contem glúten. A sua cozedura é um pouco mais demorada que a do arroz normal, podendo levar de 30 a 45 minutos até chegar ao ponto certo. Depois de cozido na água, o ideal é escorrer para tirar excesso de água e manter o arroz solto.

Por outro lado a combinação de sabores agridoces do molho vinagrete e das bagas goji torna-a numa salada especial e diferente.

Aqui fica a receita abaixo :)

Ingredientes (+/- 4 porções) :

Molho Vinagrete 3 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de vinagre de sidra 1 colher de chá de mostarda de Dijon 1 colher de chá de mel

Sal e pimenta (ou outras especiarias a gosto)

Salada

2 chávenas de arroz negro

1 chávenas de grão de bico (ou feijão) 1 aipo cortado finamente 70 g de queijo feta desfeito em cubos

30 g de bagas de goji berry

1 laranja cortada em gomos 1 colher de sopa de salsa picada 1 colher de sopa de cebola picada

Preparação:

Para o molho vinagrete misture todos os ingredientes numa pequena taça e mexa para emulsionar e reserve. Coza o grão de bico (ou feijão) previamente demolhado numa panela de pressão por 30 min.

Coloque as bagas de goji a hidratar em água durante 30 min.

Coza o arroz de acordo com as instruções no pacote (+/- 35 a 40 min de cozedura). Quando estiver cozido retire o excesso de liquido se for necessário e deixe arrefecer.

Com uma faca descasque e pele a laranja, retire os caroços, corte em gomos e reserve. Corte o aipo finamente, a cebola e a salsa. Numa saladeira combine o arroz, o grão, o aipo, a cebola, o queijo, as sementes, os gomos de laranja. Misture suavemente, tempere com o vinagrete e a salsa picada e sirva.

NOTA: Esta é a base para uma salada fria, mas pode variar em termos de cores, colocando quinoa tricolor ou feijão frade/manteiga/mungo e decorando com outras sementes e legumes. Com imaginação é possível fazer-se inúmeras combinações diferentes.

#salada #arroznegro #bowl #receitasaudavel

0 visualização

© 2017 por Saudavel-mente

Todos os direitos reservados 

Site criado pela Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey